Patrona


Biografia – Maria Brizabela Bruxellas Zinader



Maria Brizabela Bruxellas Zinader, carinhosamente chamada de Dona Brisa, nasceu em 31 de outubro de 1927, é filha de Arisquy Bruxellas e Anita Rocha Bruxellas. Casou-se com Eurico Zinader com quem viveu por mais de 60 anos e tiveram seis filhos: Emerson Zinader (in memorian), Mauricio Zinader, Anita Maria Zinader, Samuel Zinader, Neuza Maria Zinader e Luciana Zinader.
Cursou o primário na escola rural, Fazenda Limeira, em Franca e o Ginasial no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, tendo se destacado pelos conhecimentos de latim, francês e português.
Formou-se professora normalista em 1945, pela “Escola Estadual Torquato Caleiro”, na época conhecida como “Escola Normal Torquato Caleiro”, onde se destacou como primeira aluna da classe. Por ter se formado em primeiro lugar recebeu “Cadeira Prêmio”, oferecida pelo Governo do Estado, conforme a legislação vigente na época, tendo iniciado assim sua carreira de destaque como professora primária.
No ano de 1946 foi nomeada para a “Escola Estadual Barão da Franca”, onde permaneceu ate 1947.
Em 1948 foi nomeada para o “Grupo Escolar Coronel Francisco Martins” onde se aposentou em 1976, após completar 31 anos de magistério.
Como professora destacou-se por seu trabalho no 3º ano primário, tendo sido considerada uma das melhores professoras desta série. Na época das matrículas os pais faziam fila na escola para conseguirem colocar seus filhos na classe dela. O dinamismo de suas aulas fazia com suas turmas fossem consideradas as de melhor aproveitamento. Nunca deixou de escrever seu “semanário”, onde registrava o planejamento de todas as atividade a serem desenvolvidas durante o ano letivo.
Dotada de um forte espírito de liderança, participou ativamente da organização de festas cívicas e folclóricas programadas pelo estado e realizadas nas Escolas Públicas Estaduais. Tendo grande habilidade na escrita e na oratória Dona Brisa era por inúmeras vezes chamada para redigir e proferir os discursos realizados nestes eventos.
O saudoso Dr. Vicente Minicucci, então delegado de ensino, que se preocupava com a qualidade máxima do ensino, teve grande afinidade e parceria com a Dona Brisa, que também lutava pelos mesmos ideais. Ambos participaram de encontros sobre o ensino, suas diretrizes e métodos. Foram anos dourados da Educação, em discursos acamados defendiam a qualidade superior e os métodos que permaneceram e influenciaram as novas gerações de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário