Equipe gestora









 



DIREÇÃO (ROSEMARY PELIZZARO DA SILVEIRA):
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
META
AÇÕES
RESPONSÁVEIS

Gerenciar e representar as unidades escolares (EMEB Profª Maria Brizabela Bruxellas Zinader e Profº Mário Latorraca) sob minha responsabilidade.

Garantia da qualidade do bom funcionamento das unidades escolares.

Cumprindo deveres e normas pertinentes a função.

Direção.

Organizar e acompanhar as atividades educacionais e administrativas: espaço físico, recursos financeiros, pedagógicos, interação da comunidade com a SME.

Interação escola/família e comunidade/SME.

Viabilizar e nortear o gerenciamento com competência.
Direção.

Direcionar as relações interpessoais com os funcionários, educadores, educando, família e comunidade local.

Que haja maior interação e participação entre todos.

Promovendo atividades, eventos e parcerias entre os indivíduos.

Direção.

Coordenar a equipe escolar na condução do processo.

Que seja garantida um trabalho sistematizado da equipe no desempenho escolar.

Seguindo diretrizes da LDB, DRE, SME, CLT, Regimento Escolar e Municipal.

Direção.

Cumprir e fazer cumprir normas e diretrizes emanadas da DRE e SME.

Que o trabalho realizado seja de parceria na busca da qualidade do ensino.

Realizando os encaminhamentos necessários, atendendo as orientações, cumprindo as normas, emitindo documentos oficiais e comunicados internos.

Direção.
       Transformar junto com a equipe escolar os resultados das avaliações em políticas e ações para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
       Que seja garantido o acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, garantindo avanços significativos na aprendizagem dos educandos.
      Acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos alunos, compartilhar e refletir junto com a equipe escolar soluções e sugestões de ações pertinentes em cada caso.
Direção .
Equipe Escolar.
       Organizar e presidir o Conselho de Escola, Conselho de Classe e APM.
        Que seja mantido legalmente em ordem as diretrizes, consolidando o processo de gestão participativa;
Que seja oportunizado à todos momentos de interação, reflexão e decisão.
       Acompanhar as reuniões dando sugestões e auxiliando de forma democrática todo o processo.

Direção

Elaborar, executar e avaliar coletivamente o Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica, Planejamento, Plano de Gestão.

Que haja articulação e relação entre os documentos, atendendo de forma positiva as lacunas nos processos de ensino e aprendizagem

Realização dos documentos em reuniões pedagógicas com a equipe escolar, seguindo as orientações da SME e DRE e respeitando a realidade da escola.

Direção;
Equipe Escolar.

Planejar e realizar com a equipe escolar reuniões de pais e eventos.

Que seja garantida a participação mais efetiva dos pais e da família na escola.


Através de reuniões de pais, palestras, Dia da Família na Escola, colegiados e eventos.

Direção;
Equipe Escolar.

Desenvolvimento de parcerias entre a equipe gestora da escola com os funcionários .

Fortalecimento dos vínculos e parcerias no tratamento em prol do bom funcionamento da escola.

Proporcionar estratégias coletivas de trabalho.

Direção

Auxiliar a equipe escolar nos encaminhamentos de alunos com dificuldades para os profissionais responsáveis.


100% de encaminhamentos durante o ano letivo;
Verificação se foram atendidos pelos órgãos competentes.

Observar os alunos, detectar as dificuldades, discutir casos em Conselho de Classe (reunião com a equipe gestora) decidindo juntos por necessidade e prioridade os procedimentos mais adequados.

Diretor;
Equipe Gestora;
Professores.

Contribuir na formação continuada dos profissionais da equipe escolar inclusive para minha própria formação.

Que durante o ano letivo todos os envolvidos tenham enriquecimento e fundamentação teórica, contribuindo assim, para sua atualização e seu aperfeiçoamento profissional.


Através de trocas de experiências, orientação e devolutivas (coletivas ou individual), participação de eventos promovidos pela SME, estudo semanal (REP), cursos oferecidos pelo Recursos Humanos, divulgação  de cursos, especializações, fóruns, congressos, palestras.

Diretor;
Equipe Escolar.




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (FRANCINE LEANDRA DE MELO RODRIGUES ISHIDA):
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
META
AÇÕES
RESPONSÁVEIS
Atender individualmente os professores.
Que todos os professores sejam atendidos conforme as necessidades, durante o ano letivo.
Plantão de atendimento, nos horários de Educação Física;
Visitas às salas de aulas para atendimentos específicos;
Organização de um cronograma para atendimentos;
Registros sobre as ações.
Coord. Pedagógica
Acompanhar o processo de ensino do professor em sala de aula.
Que todos os professores sejam acompanhados em sala de aula, no mínimo 4 visitas ao ano (bimestralmente);
Acompanhamento prioritário a alguns professores, conforme as necessidades apresentadas durante o processo.  
Visitas e intervenções em salas de aulas;
Organização de um cronograma para visitas;
Acompanhamento do Plano de Aula do professor;
Registro sobre as ações.
Coord. Pedagógica
Promover a formação continuada, orientando e buscando suprir as necessidades dos professores para a melhoria do ensino e da aprendizagem nesta U. E.
Proporcionar estudos de temas pertinentes à realidade da escola.

Que todos os professores tenham conhecimento da concepção de Educação da SME contemplando competências e habilidades em suas práticas;
Atendimento às necessidades dos professores conforme a realidade da escola, durante o ano letivo.
Preparação, organização e condução das Reuniões de Estudos Pedagógicos (REP);
Estudos, reflexões, textos diversos, jogos, dinâmicas, indicações de livros, análise de indicadores, etc.;
Temas relevantes:
REC;
Ens. Fundamental de 9 anos;
Plano de Metas;
Processo de Avaliação;
Hipóteses de escritas;
Projetos e Programas comuns da Rede;
Modalidades Organizativas;
Entre outros que se fizerem necessários.
Coord. Pedagógica
Organizar, elaborar e acompanhar o Planejamento e Replanejamento (PPP, PP, PDE, Plano de Gestão).
100% da comunidade escolar conheçam e participem da construção das ações propostas pela escola.
Momentos de estudos e planejamento de ações específicas: levantamento da realidade escolar, estratégias, cronograma e avaliações.
Coord. Pedagógica
Orientar os professores quanto à organização e registro de documentos da vida escolar do aluno e seu processo de aprendizagem.
Que todos os registros e documentos oficiais sejam preenchidos de acordo com as normas legais e orientações da SME.
Diário de Classe;
Registro de Observação do aluno;
Plano de aula;
Papeletas;
Deliberação 11;
Registro de Sondagem;
Plano de Ação;
Ficha individual de avaliação da Educação Infantil;
Quadro de acompanhamento do Plano de Metas.
Coord. Pedagógica
Organizar registros e relatórios necessários à função do CP.
Que todos os registros sejam feitos dentro do prazo previsto.
Registro das REPs;
Planejamento Anual e replanejamento;
Registro de acompanhamento em sala de aula e atendimento ao professor;
Registro de acompanhamento da Recuperação Paralela e alunos retidos.
Coord. Pedagógica
Organizar e atualizar dados sobre o desempenho da aprendizagem dos alunos.
Que 100% dos dados sejam utilizados como indicadores para auxiliar e direcionar os processos de ensino e aprendizagem visando o sucesso do aluno durante o ano letivo.
Análise das avaliações externas e internas;
Elaboração de gráficos e tabelas dos resultados obtidos;
Plano de Metas;
Plano de Ação.
Coord. Pedagógica
Trabalhar em sintonia com a Equipe Gestora Escolar.
Que a Equipe Gestora se fortaleça durante o ano letivo visando a melhoria e a qualidade do ensino.
Reuniões periódicas com a Equipe Gestora;
Socialização dos problemas apresentados;
Coerência nas decisões e atitudes.
Equipe Gestora Escolar.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (MARIA DE FÁTIMA BATALHA):

OBJETIVO (S) ESPECÍFICO (S):
META(S):
AÇÕES:
RESPONSÁVEIS

Participar do processo de integração, família – escola – Comunidade

Escola de qualidade, como meio para contribuir com os interesses da comunidade escolar

Alunos: Estimular e envolvê-los nas ações sociais, atividades em grupo, trabalhando valores culturais resolvendo conflitos.
Professores: auxiliá-los na discussão da realidade dos alunos, orientando-os em suas necessidades  e sobre questões técnicas – pedagógicas.
Pais: envolver pais e comunidade nos projetos da escola.


Orientadora

Promover ações articuladas junto à equipe gestora no que diz respeito aos aspectos administrativos e pedagógicos


Que toda equipe gestora esteja integrada durante todo o ano de 2009

Reunião semanal da equipe gestora
Participação nas REPs
Articular parcerias

Orientadora

Identificar alunos faltosos

Assiduidade 100% dos alunos


Entrar em contato com a família para saber o motivo das faltas

Orientadora

Proporcionar momentos de lazer e descontração com atividades lúdicos que estimulem a aprendizagem
Socialização do aluno

Envolver toda a equipe escolar para a realização do recreio


Planejar e orientar o recreio dirigido





Orientadora

Conhecer a realidade dos nossos alunos
Oferecer encaminhamento à profissionais específicos
Melhorar o convívio social dos alunos

Conhecer a realidade de 100%  dos alunos da escola


Mapear os alunos encaminhados ao SOE
Entrevistas, conversas informais
Trabalho com jogos de mesa (música)

Orientadora

Orientar os alunos para que modifiquem suas atitudes superando suas necessidades, desenvolvendo valores e capacidades de escolhas de forma crítica visando a participação dele na realidade social


Material para estudo do Orientador e preparação dos atendimentos.
Material didático
Brinquedos      ( ex. Fantoches, jogos e outros)
Livros de história
Músicas
outros

Levantamento diagnóstico junto aos professores dos alunos que necessitam de atendimento
Formar os grupos de acordo com a idade e necessidade


Orientadora

Organizar entradas para promover bem estar dos alunos no quesito segurança

Minimizar os possíveis problemas de desordem nas entradas/saídas. Cerca de 70% dos casos


Escala de quinzena para cada sala – escolhe a música e a oração das entradas, envolvendo as crianças no processo

Orientadora

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (PEDAGOGA - CÉLIA APARECIDA COMPARINI):
Objetivos Específicos
Metas
Ações
Responsáveis

-Construir coletivamente os documentos que norteiam e gerenciam a prática escolar.




Conhecer a realidade e o contexto escolar.






Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das crianças encaminhadas.

                                             












 





Contribuir na formação continuada dos profissionais da escola.






 Contribuir junto à equipe gestora.




Aprimorar a prática profissional do pedagogo.


100% de participação durante o ano letivo.




Ao final do ano letivo conhecer a realidade e o contexto escolar em 100%.



Que 100% dos alunos encaminhados, sejam acompanhados no seu processo de ensino e aprendizagem.





















100% durante o ano letivo.







100% durante o ano letivo.




100% durante o ano letivo



- Participar, elaborar e executar o PPP, PP, Planejamento Anual, PDE.




- Mapeamento e diagnóstico pedagógico.
- Avaliações pedagógicas.
-Entrevistas com pais.



-Atendimentos pedagógicos individuais e ou grupos.
-Intervenções e acompanhamentos sistemáticos das crianças encaminhadas.
- Atendimentos, orientações e devolutivas aos professores, pais e responsáveis.
- Elaboração de relatórios.
- Observações em sala de aula.
- Participação nos Conselhos de Classes.
- Reavaliação pedagógica quando necessário.
- Reclassificação de crianças com distorção de crianças idade e série, juntamente com a equipe gestora.
- Encaminhamentos para recursos da comunidade.
- Encaminhamentos para a sala de recursos.

-Participar das formações, REPs, e outras reuniões contribuindo para a formação continuada da equipe escolar.

-Participar da tomada de decisões e executar tarefas que contribuam para o bom funcionamento da escola.


-Participar das reuniões na SME, cursos de aperfeiçoamento e formação continuada, palestras, congressos na área e outros.

Pedagoga








Pedagoga







Pedagoga












Pedagoga








Pedagoga





Pedagoga















                                             






















Nenhum comentário:

Postar um comentário