DIREÇÃO (ROSEMARY PELIZZARO DA SILVEIRA):
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
META
|
AÇÕES
|
RESPONSÁVEIS
|
Gerenciar e
representar as unidades escolares (EMEB Profª Maria Brizabela Bruxellas
Zinader e Profº Mário Latorraca) sob minha responsabilidade.
|
Garantia da
qualidade do bom funcionamento das unidades escolares.
|
Cumprindo
deveres e normas pertinentes a função.
|
Direção.
|
Organizar e
acompanhar as atividades educacionais e administrativas: espaço físico,
recursos financeiros, pedagógicos, interação da comunidade com a SME.
|
Interação
escola/família e comunidade/SME.
|
Viabilizar e
nortear o gerenciamento com competência.
|
Direção.
|
Direcionar
as relações interpessoais com os funcionários, educadores, educando, família
e comunidade local.
|
Que haja
maior interação e participação entre todos.
|
Promovendo
atividades, eventos e parcerias entre os indivíduos.
|
Direção.
|
Coordenar a
equipe escolar na condução do processo.
|
Que seja
garantida um trabalho sistematizado da equipe no desempenho escolar.
|
Seguindo
diretrizes da LDB, DRE, SME, CLT, Regimento Escolar e Municipal.
|
Direção.
|
Cumprir e
fazer cumprir normas e diretrizes emanadas da DRE e SME.
|
Que o
trabalho realizado seja de parceria na busca da qualidade do ensino.
|
Realizando
os encaminhamentos necessários, atendendo as orientações, cumprindo as
normas, emitindo documentos oficiais e comunicados internos.
|
Direção.
|
Transformar junto com a equipe escolar
os resultados das avaliações em políticas e ações para o desenvolvimento do
processo de ensino e aprendizagem.
|
Que seja garantido o acesso, permanência
e o sucesso de todos os alunos, garantindo avanços significativos na
aprendizagem dos educandos.
|
Acompanhando todo o processo de
desenvolvimento dos alunos, compartilhar e refletir junto com a equipe
escolar soluções e sugestões de ações pertinentes em cada caso.
|
Direção .
Equipe
Escolar.
|
Organizar e presidir o Conselho de
Escola, Conselho de Classe e APM.
|
Que seja mantido legalmente em ordem
as diretrizes, consolidando o processo de gestão participativa;
Que seja oportunizado à todos
momentos de interação, reflexão e decisão.
|
Acompanhar as reuniões dando sugestões
e auxiliando de forma democrática todo o processo.
|
Direção
|
Elaborar,
executar e avaliar coletivamente o Projeto Político Pedagógico, Proposta
Pedagógica, Planejamento, Plano de Gestão.
|
Que haja
articulação e relação entre os documentos, atendendo de forma positiva as
lacunas nos processos de ensino e aprendizagem
|
Realização
dos documentos em reuniões pedagógicas com a equipe escolar, seguindo as
orientações da SME e DRE e respeitando a realidade da escola.
|
Direção;
Equipe
Escolar.
|
Planejar e
realizar com a equipe escolar reuniões de pais e eventos.
|
Que seja
garantida a participação mais efetiva dos pais e da família na escola.
|
Através de
reuniões de pais, palestras, Dia da Família na Escola, colegiados e eventos.
|
Direção;
Equipe
Escolar.
|
Desenvolvimento
de parcerias entre a equipe gestora da escola com os funcionários .
|
Fortalecimento
dos vínculos e parcerias no tratamento em prol do bom funcionamento da
escola.
|
Proporcionar
estratégias coletivas de trabalho.
|
Direção
|
Auxiliar a
equipe escolar nos encaminhamentos de alunos com dificuldades para os
profissionais responsáveis.
|
100% de
encaminhamentos durante o ano letivo;
Verificação
se foram atendidos pelos órgãos competentes.
|
Observar os
alunos, detectar as dificuldades, discutir casos em Conselho de Classe
(reunião com a equipe gestora) decidindo juntos por necessidade e prioridade
os procedimentos mais adequados.
|
Diretor;
Equipe
Gestora;
Professores.
|
Contribuir
na formação continuada dos profissionais da equipe escolar inclusive para
minha própria formação.
|
Que durante
o ano letivo todos os envolvidos tenham enriquecimento e fundamentação
teórica, contribuindo assim, para sua atualização e seu aperfeiçoamento
profissional.
|
Através de
trocas de experiências, orientação e devolutivas (coletivas ou individual),
participação de eventos promovidos pela SME, estudo semanal (REP), cursos
oferecidos pelo Recursos Humanos, divulgação
de cursos, especializações, fóruns, congressos, palestras.
|
Diretor;
Equipe
Escolar.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
META
|
AÇÕES
|
RESPONSÁVEIS
|
Atender individualmente os
professores.
|
Que todos os professores sejam
atendidos conforme as necessidades, durante o ano letivo.
|
Plantão de atendimento, nos
horários de Educação Física;
Visitas às salas de aulas para
atendimentos específicos;
Organização de um cronograma
para atendimentos;
Registros sobre as ações.
|
Coord. Pedagógica
|
Acompanhar o processo de ensino
do professor em sala de aula.
|
Que todos os professores sejam
acompanhados em sala de aula, no mínimo 4 visitas ao ano (bimestralmente);
Acompanhamento prioritário a
alguns professores, conforme as necessidades apresentadas durante o
processo.
|
Visitas e intervenções em salas
de aulas;
Organização de um cronograma
para visitas;
Acompanhamento do Plano de Aula
do professor;
Registro sobre as ações.
|
Coord. Pedagógica
|
Promover a formação continuada,
orientando e buscando suprir as necessidades dos professores para a melhoria
do ensino e da aprendizagem nesta U. E.
Proporcionar estudos de temas
pertinentes à realidade da escola.
|
Que todos os professores tenham
conhecimento da concepção de Educação da SME contemplando competências e
habilidades em suas práticas;
Atendimento às necessidades dos
professores conforme a realidade da escola, durante o ano letivo.
|
Preparação, organização e
condução das Reuniões de Estudos Pedagógicos (REP);
Estudos, reflexões, textos
diversos, jogos, dinâmicas, indicações de livros, análise de indicadores,
etc.;
Temas relevantes:
REC;
Ens. Fundamental de 9 anos;
Plano de Metas;
Processo de Avaliação;
Hipóteses de escritas;
Projetos e Programas comuns da
Rede;
Modalidades Organizativas;
Entre outros que se fizerem
necessários.
|
Coord. Pedagógica
|
Organizar, elaborar e
acompanhar o Planejamento e Replanejamento (PPP, PP, PDE, Plano de Gestão).
|
100% da comunidade escolar
conheçam e participem da construção das ações propostas pela escola.
|
Momentos de estudos e
planejamento de ações específicas: levantamento da realidade escolar,
estratégias, cronograma e avaliações.
|
Coord. Pedagógica
|
Orientar os professores quanto
à organização e registro de documentos da vida escolar do aluno e seu
processo de aprendizagem.
|
Que todos os registros e
documentos oficiais sejam preenchidos de acordo com as normas legais e
orientações da SME.
|
Diário de Classe;
Registro de Observação do
aluno;
Plano de aula;
Papeletas;
Deliberação 11;
Registro de Sondagem;
Plano de Ação;
Ficha individual de avaliação
da Educação Infantil;
Quadro de acompanhamento do
Plano de Metas.
|
Coord. Pedagógica
|
Organizar registros e relatórios
necessários à função do CP.
|
Que todos os registros sejam
feitos dentro do prazo previsto.
|
Registro das REPs;
Planejamento Anual e
replanejamento;
Registro de acompanhamento em
sala de aula e atendimento ao professor;
Registro de acompanhamento da
Recuperação Paralela e alunos retidos.
|
Coord. Pedagógica
|
Organizar e atualizar dados
sobre o desempenho da aprendizagem dos alunos.
|
Que 100% dos dados sejam
utilizados como indicadores para auxiliar e direcionar os processos de ensino
e aprendizagem visando o sucesso do aluno durante o ano letivo.
|
Análise das avaliações externas
e internas;
Elaboração de gráficos e
tabelas dos resultados obtidos;
Plano de Metas;
Plano de Ação.
|
Coord. Pedagógica
|
Trabalhar em sintonia com a
Equipe Gestora Escolar.
|
Que a Equipe Gestora se
fortaleça durante o ano letivo visando a melhoria e a qualidade do ensino.
|
Reuniões periódicas com a
Equipe Gestora;
Socialização dos problemas
apresentados;
Coerência nas decisões e
atitudes.
|
Equipe Gestora Escolar.
|
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (MARIA DE FÁTIMA BATALHA):
OBJETIVO (S)
ESPECÍFICO (S):
|
META(S):
|
AÇÕES:
|
RESPONSÁVEIS
|
Participar do processo de
integração, família – escola – Comunidade
|
Escola de qualidade, como meio
para contribuir com os interesses da comunidade escolar
|
Alunos: Estimular e envolvê-los nas ações sociais,
atividades em grupo, trabalhando valores culturais resolvendo conflitos.
Professores: auxiliá-los na discussão da realidade dos
alunos, orientando-os em suas necessidades
e sobre questões técnicas – pedagógicas.
Pais: envolver pais e
comunidade nos projetos da escola.
|
Orientadora
|
Promover ações articuladas
junto à equipe gestora no que diz respeito aos aspectos administrativos e
pedagógicos
|
Que toda equipe gestora esteja
integrada durante todo o ano de 2009
|
Reunião semanal da equipe gestora
Participação nas REPs
Articular parcerias
|
Orientadora
|
Identificar alunos faltosos
|
Assiduidade 100% dos alunos
|
Entrar em contato com a família para saber o motivo
das faltas
|
Orientadora
|
Proporcionar momentos de lazer e descontração com
atividades lúdicos que estimulem a aprendizagem
Socialização do aluno
|
Envolver toda a equipe escolar
para a realização do recreio
|
Planejar e orientar o recreio
dirigido
|
Orientadora
|
Conhecer a realidade dos nossos alunos
Oferecer encaminhamento à profissionais específicos
Melhorar o convívio social dos alunos
|
Conhecer a realidade de 100% dos alunos da escola
|
Mapear os alunos encaminhados ao SOE
Entrevistas, conversas informais
Trabalho com jogos de mesa
(música)
|
Orientadora
|
Orientar os alunos para que modifiquem suas atitudes
superando suas necessidades, desenvolvendo valores e capacidades de escolhas
de forma crítica visando a participação dele na realidade social
|
Material para estudo do
Orientador e preparação dos atendimentos.
Material didático
Brinquedos ( ex. Fantoches, jogos e outros)
Livros de história
Músicas
outros
|
Levantamento diagnóstico junto aos professores dos
alunos que necessitam de atendimento
Formar os grupos de acordo com a idade e necessidade
|
Orientadora
|
Organizar entradas para promover bem estar dos alunos no
quesito segurança
|
Minimizar os possíveis
problemas de desordem nas entradas/saídas. Cerca de 70% dos casos
|
Escala de quinzena para cada sala – escolhe a música
e a oração das entradas, envolvendo as crianças no processo
|
Orientadora
|
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (PEDAGOGA - CÉLIA APARECIDA COMPARINI):
Objetivos
Específicos
|
Metas
|
Ações
|
Responsáveis
|
-Construir coletivamente os documentos que norteiam e
gerenciam a prática escolar.
Conhecer a realidade e o contexto escolar.
Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das
crianças encaminhadas.
Contribuir na formação continuada dos profissionais da
escola.
Contribuir junto à
equipe gestora.
Aprimorar a prática profissional do pedagogo.
|
100% de participação durante o ano letivo.
Ao final do ano letivo conhecer a realidade e o contexto
escolar em 100%.
Que 100% dos alunos encaminhados, sejam acompanhados no
seu processo de ensino e aprendizagem.
100% durante o ano letivo.
100% durante o ano letivo.
100% durante o ano letivo
|
- Participar, elaborar e executar o PPP, PP, Planejamento
Anual, PDE.
- Mapeamento e diagnóstico pedagógico.
- Avaliações pedagógicas.
-Entrevistas com pais.
-Atendimentos pedagógicos individuais e ou grupos.
-Intervenções e acompanhamentos sistemáticos das crianças
encaminhadas.
- Atendimentos, orientações e devolutivas aos professores,
pais e responsáveis.
- Elaboração de relatórios.
- Observações em sala de aula.
- Participação nos Conselhos de
Classes.
- Reavaliação pedagógica quando
necessário.
- Reclassificação de crianças
com distorção de crianças idade e série, juntamente com a equipe gestora.
- Encaminhamentos para recursos
da comunidade.
- Encaminhamentos para a sala
de recursos.
-Participar das formações,
REPs, e outras reuniões contribuindo para a formação continuada da equipe
escolar.
-Participar da tomada de
decisões e executar tarefas que contribuam para o bom funcionamento da
escola.
-Participar das reuniões na
SME, cursos de aperfeiçoamento e formação continuada, palestras, congressos
na área e outros.
|
Pedagoga
Pedagoga
Pedagoga
Pedagoga
Pedagoga
Pedagoga
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário