PPP - 2012-2015

RELATÓRIO SOBRE O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PPP

A experiência vivenciada desde dois mil e onze com o início da reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Brizabela Bruxellas Zinader reafirma a significativa importância da participação de todos os atores nesse processo.
            É a exigência de um amplo procedimento de auto-avaliação que, conseqüentemente, conduz a revisão de objetivos, metas e propostas, o exame diagnóstico do que vem sendo realizado pela escola, a correção e revisão de rotas e o planejamento de novas ações, que levem à melhoria da qualidade do ensino.
            A integração da comunidade escolar em torno de metas e desafios têm demonstrado ser um grande diferencial nos resultados obtidos nas diversas dimensões do processo de gestão participativa e democrática, e também evidencia a necessidade urgente de uma conscientização coletiva de co-responsabilidades para o enfrentamento dos desafios, almejando sempre a meta a ser alcançada: a eficácia e eficiência do processo de ensino e aprendizagem.
            Em nossa unidade escolar muitas análises foram realizadas para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico, através de reuniões com a equipe da unidade escolar, professores, pais de alunos, alunos e integrantes do Conselho de Escola. Durante esse período de reflexão algumas dificuldades enfrentadas pela unidade escolar foram evidenciadas através das pesquisas realizadas.
            Todo o processo vem acontecendo desde o mês de agosto de dois mil e onze, sendo que as análises dos dados levantados através das pesquisas têm sido discutidas e analisadas. Surgiram diversas propostas para planejamento de ações na tentativa de melhorar e amenizar os problemas detectados, numa perspectiva de inclusão social.
            Com o processo de reconstrução do Projeto Político pedagógico em andamento, percebemos algumas dificuldades com relação à participação dos pais de alunos, ficando a presença restrita apenas aos representantes do Conselho de Escola. Entendemos que as dificuldades são decorrentes da vida atribulada do dia-a-dia.
            O objetivo da escola não é impor a participação, pois temos consciência de algumas limitações e sim, através de mecanismos próprios, envolver e motivar as pessoas na construção da cidadania e da democracia.
            Nesta perspectiva a reconstrução do Projeto Político Pedagógico de nossa unidade escolar está sendo desafiador, por certo buscamos uma gestão de participação coletiva e sabemos que para melhorar é preciso que todos acreditem que é possível.
            Durante a reconstrução do documento realizamos um diálogo constante em busca da autonomia, dado que, conforme Freitas (2005, pg.79), o exercício da escola “será maior à medida que aumentem a participação e o envolvimento do coletivo de educadores da escola”.
O Projeto Político Pedagógico é um documento que define as intenções da escola, com o objetivo em realizar um trabalho de qualidade de forma coletiva onde todos os pertencentes à unidade escolar participam e contribuem, assumindo realmente o seu papel e interagindo para alcançar as metas estabelecidas.
Para planejar o PPP foi preciso profunda reflexão e análise sobre o que está sendo feito e como será realizado o trabalho, essa reflexão pautada no diagnóstico da escola, considerou a dimensão pedagógica (desempenho dos docentes no planejamento das aulas, participação nas reuniões pedagógicas, formação continuada, utilização de diferentes estratégias, trabalho diversificado e diferenciado, projetos da escola e da Secretaria Municipal de educação, resultados das avaliações internas e externas, Conselho de Classe, Recuperação Paralela, uso do Referencial Educacional Curricular Municipal, freqüência escolar, lição de casa, utilização dos jogos e materiais pedagógicos), dimensão administrativa (investimentos, verbas, envolvimento e fortalecimento do Conselho de Escola e APM, monitoramento da assiduidade e pontualidade, comunicação interna, documentações em dia dos funcionários e alunos, viabilização de recursos para a efetivação dos projetos coletivos da escola, merenda escolar, segurança, limpeza e organização da escola, recreio, estrutura física adequada, entrada e saída de alunos, acessibilidade de acordo com as normas, mediação das relações interpessoais, reuniões de pais, atuação dos gestores, professores e funcionários) e dimensão social (comunicação com os pais, relação escola x família, participação da comunidade, comportamento dos alunos, levantamento sócio-econômico das famílias, encaminhamento à área da saúde e social do bairro).
            Com relação ao diagnóstico da situação escolar obtivemos a devolutiva de setenta e três por cento de participação das famílias, portanto um dado considerado importante para análise e planejamento de ações.      
            Foi definido e concluído pelo grupo que, aspiramos uma educação de qualidade para todos os nossos alunos, atingindo a todas as necessidades e individualidades de forma eficaz. Desejamos que nossa escola seja acolhedora, democrática e inovadora, valorizando as relações humanas e profissionais, onde permeie os valores essenciais de justiça e igualdade, formando cidadãos autocríticos preparados para prosseguirem a vida escolar com todas as metas atingidas, podendo assim enfrentar e vencer os desafios cotidianos.
            Concluímos também que a gestão tem se caracterizado na linha democrática gerenciadora de resultados sendo a mesma um elemento mobilizador de todo o processo, onde organiza e faz funcionar os colegiados (Conselho de Escola, APM, Grêmio estudantil) e estes por sua vez contribuem trazendo transparência às ações executadas, dividindo as responsabilidades e tarefas, sendo o elo de comunicação das informações e resoluções, ajudando no gerenciamento dos recursos obtidos através promoções, representando a comunidade escolar perante o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / autarquia do Ministério da Educação) e coletivamente decidem sobre como e onde investir os recursos do PDDE, bem como fiscalizam e prestam contas de todas as ações realizadas.
As reuniões desses colegiados acontecem de acordo com programação prevista no calendário escolar oficial da rede municipal de Ensino, definidas com as datas para as reuniões dos colegiados, podendo os mesmos serem convocados extraordinariamente para efetivas tomadas de decisões, se necessário.Os conselheiros participam sempre que convocados através de documento próprio e a comunidade através de convite, porém as dificuldades enfrentadas caracterizam em função do horário que atenda a todos e o compromisso da comunidade com a instituição escolar
A gestão escolar tem procurado oferecer oportunidades à comunidade de horário após o expediente, a fim de facilitar e garantir a presença de todos, mais recentemente criamos um espaço no Blog da escola que irá facilitar a comunicação entre comunidade e escola, maior disponibilidade da equipe gestora para atendimento a todos de forma dinâmica e com qualidade.
Avaliamos que o trabalho coletivo com uma equipe engajada e almejando objetivos comuns traz grandes conquistas e acima de tudo uma melhor qualidade no que se refere à educação dos alunos.
Há aspectos importantes que necessitam de investimento, parcerias, num regime de colaboração e engajamento de todos os atores envolvidos nesse momento importante para a unidade escolar, como por exemplo: abertura e disponibilidade interna para o envolvimento e efetivação na participação nas reuniões (ajustes do tempo para maior freqüência), proposta de ações que sejam possíveis de serem realizadas de acordo com a realidade da escola, respostas que se caracterizem numa visão democrática, estudos direcionados para o embasamento teórico condizente com a prática planejada, saber diferenciar o que cabe a escola e ao poder público e comprometimento de todos.

SUGESTÃO: Pedimos à comunidade escolar (pais de alunos, alunos, professores, funcionários, equipe gestora ) que por gentileza após leitura deste relatório postem neste blog sua opinião sobre esse processo de construção coletiva que todos estão vivenciando, o seu olhar sobre as mudanças ocorridas e resultados nos ajudará a direcionar ações, se necessário.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2012/2015


O atual documento (PPP) da EMEB Professora Maria Brizabela tem validade até o final deste ano de 2011, portanto a equipe gestora se organizou e planejou ações, de forma a envolver toda a comunidade escolar desta unidade, numa construção coletiva, participativa e democrática.
Pensando nesse espaço de democratização e participação foram realizadas pesquisas e amostragens com as famílias, funcionários e professores. Iniciamos um trabalho de muita reflexão sobre todas as reais necessidades da escola, visando sempre à melhoria. Foram levantados vários aspectos: pedagógicos, relacional, administrativos, estrutural e organizacional. Segue abaixo os resultados em % das questões abordadas:     
De 911 questionários enviados aos pais foram respondidos 661 os que equivalem a 73%.

ENTREVISTA COM OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS


ASPECTOS A SEREM AVALIADOS
EXCELENTE
BOM
REGULAR
RUÍM
ATUAÇÃO DOS PROFESSORES
63%
34%
3%
0%
DESEMPENHO ESCOLAR DO SEU FILHO (A)
33%
50%
15%
2%
COMPORTAMENTO DOS ALUNOS
19%
60%
19%
2%
INTERESSE DO SEU FILHO PELOS ESTUDOS
38%
45%
14%
3%
RESPEITO AOS ALUNOS
35%
53%
11%
1%
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
46%
49%
4%
1%
LIMPEZA DA ESCOLA
50%
45%
4%
1%
COMUNICAÇÃO DA ESCOLA COM OS PAIS
45%
47%
7%
1%
RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA
37%
54%
8%
1%
MERENDA ESCOLAR
48%
45%
6%
1%
SEGURANÇA
33%
48%
16%
3%
FREQUENCIA ESCOLAR DO SEU FILHO (A)
41%
50%
8%
1%
ATUAÇÃO:




DIRETOR
44%
51%
4%
1%
PEDAGOGO
43%
52%
4%
1%
ORIENTADOR EDUCACIONAL
42%
52%
4%
2%
COORDENADOR PEDAGÓGICO
44%
52%
3%
1%
AJUDANTES GERAIS
35%
60%
4%
1%
MERENDEIRAS
51%
46%
3%
0%
INSPETORES DE ALUNOS
40%
53%
6%
1%
SECRETÁRIO
42%
53%
4%
1%
ESCRITURÁRIO
38%
53%
7%
2%
ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS
36%
48%
14%
2%
RECREIO ESCOLAR
37%
54%
8%
1%
INSTALAÇÕES FÍSICAS DA ESCOLA (PRÉDIO, QUADRA ETC)
39%
49%
10%
2%
FREQUÊNCIA EM QUE AS LIÇÕES DE CASA SÃO PASSADAS
43%
46%
10%
1%
REUNIÃO DE PAIS
44%
49%
5%
2%
SUA PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DE PAIS
40%
44%
13%
3%
*FREQUÊNCIA DE SEU FILHO (A) NAS AULAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA É:
31%
52%
12%
5%
*O DESEMPENHO ESCOLAR DO SEU FILHO COM AS AULAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA É:
33%
50%
12%
5%
*ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (ATENDIMENTO COM A PEDAGOGA):
38%
52%
8%
2%
ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DE SUA ESCOLA É:
36%
55%
6%
3%
EM SUA OPINIÃO A ESCOLA DE SEU FILHO (A) É:
44%
50%
4%
2%
*RESPONDER ESTES ITENS SOMENTE SE SEU FILHO FOI ENCAMINHADO

ENTREVISTA COM OS PROFESSORES


ASPECTOS A SEREM AVALIADOS
EXCELENTE
BOM
REGULAR
RUÍM
DESEMPENHO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS
36%
64%
0%
0%
PARTICIPAÇÃO NAS REPs
48%
44%
8%
0%
FORMAÇÃO CONTINUADA
36%
55%
9%
0%
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS
21%
79%
0%
0%
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS
24%
76%
0%
0%
 CONTROLE DA DISCIPLINA DOS ALUNOS
36%
52%
12%
0%
COMUNICAÇÃO INTERNA
35%
58%
7%
0%
TRABALHO DIVERSIFICADO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES
20%
40%
40%
0%
ATENDIMENTO INDIVIDUAL AOS ALUNOS DE INCLUSÃO
11%
56%
33%
0%
ASSIDUIDADE
84%
16%
0%
0%
PONTUALIDADE
84%
12%
4%
0%
RELACIONAMENTO COM:




DIRETORA
52%
48%
0%
0%
COORDENADORA PEDAGÓGICA
64%
36%
0%
0%
ORIENTADORA EDUCACIONAL
44%
48%
4%
4%
PEDAGOGA
60%
40%
0%
0%
AJUDANTES GERAIS
52%
48%
0%
0%
MERENDEIRAS
60%
36%
4%
0%
INSPETORES DE ALUNOS
52%
48%
0%
0%
SECRETÁRIA
52%
48%
0%
0%
ESCRITURÁRIO
52%
48%
0%
0%
DEMAIS PROFESSORES
52%
48%
0%
0%
PAIS
28%
64%
8%
0%
ENVOLVIMENTO COM OS PROJETOS DA ESCOLA
40%
52%
8%
0%
ENVOLVIMENTO COM OS EVENTOS DA ESCOLA
48%
44%
8%
0%
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NAS SUAS REUNIÕES
4%
61%
35%
0%
CONTRIBUIÇÃO COM A LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
48%
52%
0%
0%
ZELO PELOS MATERIAIS DA ESCOLA (APARELHO DE SOM, DATA SHOW, MESAS EDUCACIONAIS, JOGOS ETC)
68%
32%
0%
0%
PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO NAS AULAS DE ED. MUSICAL
38%
62%
0%
0%
PONTUALIDADE NAS ENTREGAS DAS DOCUMENTAÇÕES
42%
50%
8%
0%
PARTICIPAÇÃO E ATUAÇÃO NOS CONSELHOS ESCOLARES E APM
16%
84%
0%
0%
ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
26%
57%
13%
4%
USO DO REC NO PLANEJAMENTO DAS AULAS
42%
33%
25%
0%
USO DAS MESAS EDUCACIONAIS
42%
33%
25%
0%
EM SUA OPINIÃO A ESCOLA É:
36%
64%
0%
0%

ENTREVISTA COM OS FUNCIONÁRIOS


ASPECTOS A SEREM AVALIADOS
EXCELENTE
BOM
REGULAR
RUÍM
 CONTRIBUIÇÃO NA DISCIPLINA DOS ALUNOS
13%
62%
25%
0%
COMUNICAÇÃO INTERNA
13%
62%
25%
0%
APOIO AOS ALUNOS DE INCLUSÃO
13%
75%
12%
0%
ASSIDUIDADE
75%
25%
0%
0%
PONTUALIDADE
50%
50%
0%
0%
RELACIONAMENTO COM:




DIRETORA
38%
62%
0%
0%
COORDENADORA PEDAGÓGICA
38%
62%
0%
0%
ORIENTADORA EDUCACIONAL
25%
50%
25%
0%
PEDAGOGA
38%
62%
0%
0%
AJUDANTES GERAIS
50%
50%
0%
0%
MERENDEIRAS
50%
50%
0%
0%
INSPETORES DE ALUNOS
50%
50%
0%
0%
SECRETÁRIA
50%
50%
0%
0%
ESCRITURÁRIA
38%
62%
0%
0%
PROFESSORES
13%
87%
0%
0%
PAIS
13%
50%
37%
0%
ENVOLVIMENTO COM OS EVENTOS DA ESCOLA
25%
63%
12%
0%
AGILIDADE NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS
25%
75%
0%
0%
CONTRIBUIÇÃO COM A LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
0%
100%
0%
0%
ZELO PELOS MATERIAIS DA ESCOLA (APARELHO DE SOM, DATA SHOW, MESAS EDUCACIONAIS, JOGOS PEDAGÓGICOS, ETC)
25%
50%
25%
0%
PARTICIPAÇÃO E ATUAÇÃO NOS CONSELHOS ESCOLARES E APM
0%
50%
50%
0%
ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
0%
63%
37%
0%
EM SUA OPINIÃO A ESCOLA É:
13%
87%
0%
0%

Os resultados foram divulgados para toda a comunidade escolar através do mural informativo da escola e também analisados na reunião de estudos pedagógicos por toda a equipe.

LEVANTAMENTO POR AMOSTRAGEM-


QUE TIPO DE EDUCAÇÃO SE ASPIRA PARA A ESCOLA? QUE TIPO DE ESCOLA SE DESEJA?
Aspiramos uma educação de qualidade para todos os nossos educando, atingindo a todas as necessidades e individualidades de forma eficaz, que nossa escola seja acolhedora, democrática e inovadora, valorizando as relações humanas e profissionais, onde permeie os valores essenciais de justiça e igualdade, formando cidadãos autocríticos preparados para prosseguirem a vida escolar com todas as metas atingidas, enfrentando e vencendo os desafios cotidianos.

- QUAIS OS PROBLEMAS QUE A ESCOLA APRESENTA, QUAIS SÃO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ESCOLA?
POSITIVOS (pontos fortes)
Oferta de materiais pedagógicos e livros paradidáticos.
Escola limpa e organizada
Profissionais solícitos
União de todos os elementos da unidade escolar
Profissionais compromissados com o dever e com a qualidade da educação

NEGATIVOS (pontos fracos)
Falta de estrutura física adequada para aulas de Recuperação Paralela.
Desvalorização dos profissionais da educação pela sociedade.
Excesso de licenças saúde de especialistas na área de educação física e musical.
Falta de interesse e participação de algumas famílias na vida escolar dos filhos.
Falta de estrutura física adequada, para atendimento da demanda escolar atendida pela escola e também para projetos.
Móveis adequados para a idade dos alunos menores.
Sobrecarga de serviços dos funcionários e equipe.
Falta de profissional para a sala de recurso.
Inclusão: ausência de profissionais capacitados para apoio às deficiências específicas e dificuldade de atendimento pedagógico em sala de aula.
 Maior interesse, participação e envolvimento dos colegiados.

Conclusão:


Após estudo e reflexão de todos os itens levantados, foram pensado e decidido no coletivo algumas ações para resolver ou amenizar os problemas (pontos fracos), apontados pelas pesquisas.
É importante frisar que foram considerados os itens mais importantes para a realidade da escola nesse momento e o que não for de governabilidade da escola, a mesma procurará viabilizar ações junto a SME para resolver as questões abordadas, proporcionando um ambiente de aprendizagens à todos com qualidade. 
 Segue abaixo os Planos de Ações:



PLANO DE AÇÃO

DIAGNÓSTICO
OBJETIVOS
GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO





DIFICULDADE NO CONTROLE
DA ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS
ED. INF. E ENS. FUNDAMENTAL.
Controlar o fluxo de alunos no
Pátio na entrada e saída.


Garantir a segurança de todos os alunos.
Resolução do
Problema até o início de fevereiro de 2012.



Solicitação de mais um inspetor de alunos
Abertura de um portão
No prédio da Educação Infantil
Profº Mário Latorraca. 


Rifa da Cesta da Fartura para angariar
Fundos.


Duração: cinco meses
De
R$800,00 a
R$1000,00

Toda a equipe escolar.



Conselho de
Escola



Secretaria Municipal de Educação

Será avaliado todo o processo de organização, execução e finalização das ações planejadas.




DIAGNÓSTICO
OBJETIVOS
GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO





DIFICULDADE EM TRABALHAR
COM
ALUNOS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM
E INCLUSÃO

Garantir os direitos dos alunos em receber atendimento especializado na sala de recurso, e em sala de aula (cuidadores e intérpretes).

Criar plano de ação específico para os alunos de
Acordo com as defasagens

Atendimento pleno dos alunos inclusos em todas as situações de
Aprendizagem,
Fazendo valer os seus direitos garantidos por
Lei.
Requisição de profissionais que venham de encontro com as necessidades da escola.


Capacitação dos professores em seu período de trabalho com cursos específicos.


Duração: durante
Todo o ano letivo
Escola: Papel sulfite
Cartucho para impressão


SME: de acordo com a contratação de profissionais
Da área.

SME

Escola (equipe gestora, professores, funcionários e famílias)

Observação, registro e avaliação dos alunos durante o processo de aplicação do plano de ação.





DIAGNÓSTICO
OBJETIVOS
GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO






AUSÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Participação efetiva da
Família na
Vida escolar
Dos filhos
Que todas as
Famílias acompanhem
E participem
do
Desenvolvimento
escolar de seus
filhos: tarefas
De casa, garantir
A presença dos filhos na
Recuperação
Paralela, participar das
Reuniões de pais, palestras,
Convites e convocações.
Negociar com a
Equipe escolar a
Realização das
Reuniões de pais
No período noturno


Oferecer oficinas
Práticas e palestras
Com profissionais
Especialista.


Duração: durante todo o ano letivo

Café
Biscoitos
Papel
Sulfite
Cartucho para
Impressão

Toda a equipe
Escolar

Conselho de
escola
Registro

Lista de presença nas
Reuniões

Auto-avaliação dos pais

Auto-
Avaliação da
escola





DIAGNÓSTICO
OBJETIVOS
GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO






FALTA DE COMPROMISSO DOS ALUNOS COM AS TAREFAS E RECUPERAÇÃO PARALELA
(muitas faltas)
Conscientização
Das famílias e
Dos alunos sobre a importância
Da freqüência às aulas de
De Recuperação
Paralela.


Envolvimento e
Responsabilidade
Com as tarefas
escolares



Que todos os
Alunos realizem as
Tarefas propostas pelos professores em sala e para casa

Que todos os
Alunos encaminhados
Para a Recuperação
Tenham freqüência
Assídua às
aulas
Acompanhamento
Da freqüência pelo orientador educacional e professores

Comunicação com os pais através de atendimentos individualizados sobre a condição escolar do aluno

Acompanhamento e controle diário das
Tarefas pelo profº

Parcerias com as famílias
Duração: durante o ano letivo
Sulfite
tinta
Equipe gestora
Professores
Pais de alunos
Freqüência às aulas

Registros


4 comentários:

  1. É sempre bom pensarmos juntos o que é melhor para nossa escola, principalmente se tratando de um documento tão importante como o PPP. Que bom contemplar que a participação coletiva tem aumentado, juntamente com o compromisso e a responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Este relatório mostra a construção passo a passo do PPP iniciada no segundo semestre de 2011. Foram vários encontros, muita discussão e reflexão num maravilhoso trabalho coletivo onde foram tratados vários temas relevantes e importantes para o desenvolvimento global de nossa escola.
    A equipe é bastante unida, comprometida e estamos sempre dispostos a apoiar qualquer iniciativa inovadora que pretenda auxiliar o trabalho e também o crescimento de NOSSA ESCOLA.
    Parabéns a todos nós, envolvidos neste processo democrático!
    Professores: Darilma, Fabiana, Adriana, Michelle,Luciane, Raquel, Dulce e Thiago.

    ResponderExcluir
  3. Não basta caminhar, é necessário saber para onde ir. Unidos por um mesmo objetivo, somos capazes de ampliar os horizontes, trilhar caminhos e sermos condutores dessa busca incansável... EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
    Professoras: Rosângela, Angélica, Angelina, Raquel, Thalita, Kamila.

    ResponderExcluir
  4. Construir um projeto juntos ,nos dá maior visão de onde estamos e onde queremos e podemos chegar.Refletir observando o olhar de todos os envolvidos, nos dá mais possibilidades de trabalho e de efetivas ações que promovam o sucesso dos alunos de nossa escola.Daí a importância do PPP, para guiar e orientar nosso passo a passo nesta caminhada.

    ResponderExcluir