RELATÓRIO SOBRE O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PPP
A experiência
vivenciada desde dois mil e onze com o início da reconstrução do Projeto
Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria
Brizabela Bruxellas Zinader reafirma a significativa importância da
participação de todos os atores nesse processo.
É a exigência de um amplo
procedimento de auto-avaliação que, conseqüentemente, conduz a revisão de
objetivos, metas e propostas, o exame diagnóstico do que vem sendo realizado
pela escola, a correção e revisão de rotas e o planejamento de novas ações, que
levem à melhoria da qualidade do ensino.
A integração da comunidade escolar
em torno de metas e desafios têm demonstrado ser um grande diferencial nos
resultados obtidos nas diversas dimensões do processo de gestão participativa e
democrática, e também evidencia a necessidade urgente de uma conscientização
coletiva de co-responsabilidades para o enfrentamento dos desafios, almejando
sempre a meta a ser alcançada: a eficácia e eficiência do processo de ensino e
aprendizagem.
Em nossa unidade escolar muitas
análises foram realizadas para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico,
através de reuniões com a equipe da unidade escolar, professores, pais de
alunos, alunos e integrantes do Conselho de Escola. Durante esse período de
reflexão algumas dificuldades enfrentadas pela unidade escolar foram
evidenciadas através das pesquisas realizadas.
Todo o processo vem acontecendo
desde o mês de agosto de dois mil e onze, sendo que as análises dos dados
levantados através das pesquisas têm sido discutidas e analisadas. Surgiram
diversas propostas para planejamento de ações na tentativa de melhorar e
amenizar os problemas detectados, numa perspectiva de inclusão social.
Com o processo de reconstrução do
Projeto Político pedagógico em andamento, percebemos algumas dificuldades com
relação à participação dos pais de alunos, ficando a presença restrita apenas
aos representantes do Conselho de Escola. Entendemos que as dificuldades são
decorrentes da vida atribulada do dia-a-dia.
O objetivo da escola não é impor a
participação, pois temos consciência de algumas limitações e sim, através de
mecanismos próprios, envolver e motivar as pessoas na construção da cidadania e
da democracia.
Nesta perspectiva a reconstrução do Projeto
Político Pedagógico de nossa unidade escolar está sendo desafiador, por certo
buscamos uma gestão de participação coletiva e sabemos que para melhorar é
preciso que todos acreditem que é possível.
Durante a reconstrução do documento
realizamos um diálogo constante em busca da autonomia, dado que, conforme
Freitas (2005, pg.79), o exercício da escola “será maior à medida que aumentem
a participação e o envolvimento do coletivo de educadores da escola”.
O Projeto Político Pedagógico é um documento que define as intenções da
escola, com o objetivo em realizar um trabalho de qualidade de forma coletiva
onde todos os pertencentes à unidade escolar participam e contribuem, assumindo
realmente o seu papel e interagindo para alcançar as metas estabelecidas.
Para planejar o PPP foi preciso profunda reflexão e análise sobre o que
está sendo feito e como será realizado o trabalho, essa reflexão pautada no
diagnóstico da escola, considerou a dimensão
pedagógica (desempenho dos docentes no planejamento das aulas, participação
nas reuniões pedagógicas, formação continuada, utilização de diferentes
estratégias, trabalho diversificado e diferenciado, projetos da escola e da
Secretaria Municipal de educação, resultados das avaliações internas e
externas, Conselho de Classe, Recuperação Paralela, uso do Referencial
Educacional Curricular Municipal, freqüência escolar, lição de casa, utilização
dos jogos e materiais pedagógicos), dimensão
administrativa (investimentos, verbas, envolvimento e fortalecimento do
Conselho de Escola e APM, monitoramento da assiduidade e pontualidade,
comunicação interna, documentações em dia dos funcionários e alunos,
viabilização de recursos para a efetivação dos projetos coletivos da escola,
merenda escolar, segurança, limpeza e organização da escola, recreio, estrutura
física adequada, entrada e saída de alunos, acessibilidade de acordo com as
normas, mediação das relações interpessoais, reuniões de pais, atuação dos
gestores, professores e funcionários) e dimensão
social (comunicação com os pais, relação escola x família, participação da
comunidade, comportamento dos alunos, levantamento sócio-econômico das
famílias, encaminhamento à área da saúde e social do bairro).
Com
relação ao diagnóstico da situação escolar obtivemos a devolutiva de setenta e
três por cento de participação das famílias, portanto um dado considerado
importante para análise e planejamento de ações.
Foi definido e concluído pelo grupo
que, aspiramos uma educação de qualidade para todos
os nossos alunos, atingindo a todas as necessidades e individualidades de forma
eficaz. Desejamos que nossa escola seja acolhedora, democrática e inovadora,
valorizando as relações humanas e profissionais, onde permeie os valores essenciais
de justiça e igualdade, formando cidadãos autocríticos preparados para
prosseguirem a vida escolar com todas as metas atingidas, podendo assim
enfrentar e vencer os desafios cotidianos.
Concluímos
também que a gestão tem se caracterizado na linha democrática gerenciadora de
resultados sendo a mesma um elemento mobilizador de todo o processo,
onde organiza e faz funcionar os colegiados (Conselho de Escola, APM, Grêmio
estudantil) e estes por sua vez contribuem trazendo transparência às ações executadas,
dividindo as responsabilidades e tarefas, sendo o elo de comunicação das
informações e resoluções, ajudando no gerenciamento dos recursos obtidos através promoções, representando a
comunidade escolar perante o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação / autarquia do Ministério da Educação) e coletivamente decidem sobre
como e onde investir os recursos do PDDE, bem como fiscalizam e prestam contas
de todas as ações realizadas.
As reuniões desses colegiados acontecem de acordo com programação
prevista no calendário escolar oficial da rede municipal de Ensino, definidas
com as datas para as reuniões dos colegiados, podendo os mesmos serem
convocados extraordinariamente para efetivas tomadas de decisões, se
necessário.Os conselheiros participam sempre que convocados através de
documento próprio e a comunidade através de convite, porém as dificuldades
enfrentadas caracterizam em função do horário que atenda a todos e o
compromisso da comunidade com a instituição escolar
A gestão escolar tem procurado oferecer oportunidades à comunidade de
horário após o expediente, a fim de facilitar e garantir a presença de todos,
mais recentemente criamos um espaço no Blog da escola que irá facilitar a
comunicação entre comunidade e escola, maior disponibilidade da equipe gestora
para atendimento a todos de forma dinâmica e com qualidade.
Avaliamos que o trabalho coletivo com uma equipe engajada e almejando
objetivos comuns traz grandes conquistas e acima de tudo uma melhor qualidade
no que se refere à educação dos alunos.
Há aspectos importantes que necessitam de investimento, parcerias, num
regime de colaboração e engajamento de todos os atores envolvidos nesse momento
importante para a unidade escolar, como por exemplo: abertura e disponibilidade
interna para o envolvimento e efetivação na participação nas reuniões (ajustes
do tempo para maior freqüência), proposta de ações que sejam possíveis de serem
realizadas de acordo com a realidade da escola, respostas que se caracterizem
numa visão democrática, estudos direcionados para o embasamento teórico
condizente com a prática planejada, saber diferenciar o que cabe a escola e ao
poder público e comprometimento de todos.
SUGESTÃO: Pedimos à comunidade escolar (pais de alunos, alunos,
professores, funcionários, equipe gestora ) que por gentileza após leitura
deste relatório postem neste blog sua opinião sobre esse processo de construção
coletiva que todos estão vivenciando, o seu olhar sobre as mudanças ocorridas e
resultados nos ajudará a direcionar ações, se necessário.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2012/2015
O atual documento (PPP) da EMEB Professora Maria Brizabela tem
validade até o final deste ano de 2011, portanto a equipe gestora se organizou
e planejou ações, de forma a envolver toda a comunidade escolar desta unidade,
numa construção coletiva, participativa e democrática.
Pensando nesse espaço de democratização e participação foram
realizadas pesquisas e amostragens com as famílias, funcionários e professores.
Iniciamos um trabalho de muita reflexão sobre todas as reais necessidades da
escola, visando sempre à melhoria. Foram levantados vários aspectos:
pedagógicos, relacional, administrativos, estrutural e organizacional. Segue
abaixo os resultados em % das questões abordadas:
De 911 questionários enviados aos pais foram respondidos 661 os
que equivalem a 73%.
ENTREVISTA COM OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
ASPECTOS
A SEREM AVALIADOS
|
EXCELENTE
|
BOM
|
REGULAR
|
RUÍM
|
ATUAÇÃO
DOS PROFESSORES
|
63%
|
34%
|
3%
|
0%
|
DESEMPENHO
ESCOLAR DO SEU FILHO (A)
|
33%
|
50%
|
15%
|
2%
|
COMPORTAMENTO
DOS ALUNOS
|
19%
|
60%
|
19%
|
2%
|
INTERESSE
DO SEU FILHO PELOS ESTUDOS
|
38%
|
45%
|
14%
|
3%
|
RESPEITO
AOS ALUNOS
|
35%
|
53%
|
11%
|
1%
|
ORGANIZAÇÃO
DA ESCOLA
|
46%
|
49%
|
4%
|
1%
|
LIMPEZA
DA ESCOLA
|
50%
|
45%
|
4%
|
1%
|
COMUNICAÇÃO
DA ESCOLA COM OS PAIS
|
45%
|
47%
|
7%
|
1%
|
RELAÇÃO
FAMÍLIA X ESCOLA
|
37%
|
54%
|
8%
|
1%
|
MERENDA
ESCOLAR
|
48%
|
45%
|
6%
|
1%
|
SEGURANÇA
|
33%
|
48%
|
16%
|
3%
|
FREQUENCIA
ESCOLAR DO SEU FILHO (A)
|
41%
|
50%
|
8%
|
1%
|
ATUAÇÃO:
|
||||
DIRETOR
|
44%
|
51%
|
4%
|
1%
|
PEDAGOGO
|
43%
|
52%
|
4%
|
1%
|
ORIENTADOR
EDUCACIONAL
|
42%
|
52%
|
4%
|
2%
|
COORDENADOR
PEDAGÓGICO
|
44%
|
52%
|
3%
|
1%
|
AJUDANTES
GERAIS
|
35%
|
60%
|
4%
|
1%
|
MERENDEIRAS
|
51%
|
46%
|
3%
|
0%
|
INSPETORES
DE ALUNOS
|
40%
|
53%
|
6%
|
1%
|
SECRETÁRIO
|
42%
|
53%
|
4%
|
1%
|
ESCRITURÁRIO
|
38%
|
53%
|
7%
|
2%
|
ENTRADA
E SAÍDA DOS ALUNOS
|
36%
|
48%
|
14%
|
2%
|
RECREIO
ESCOLAR
|
37%
|
54%
|
8%
|
1%
|
INSTALAÇÕES
FÍSICAS DA ESCOLA (PRÉDIO, QUADRA ETC)
|
39%
|
49%
|
10%
|
2%
|
FREQUÊNCIA
EM QUE AS LIÇÕES DE CASA SÃO PASSADAS
|
43%
|
46%
|
10%
|
1%
|
REUNIÃO
DE PAIS
|
44%
|
49%
|
5%
|
2%
|
SUA
PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DE PAIS
|
40%
|
44%
|
13%
|
3%
|
*FREQUÊNCIA
DE SEU FILHO (A) NAS AULAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA É:
|
31%
|
52%
|
12%
|
5%
|
*O
DESEMPENHO ESCOLAR DO SEU FILHO COM AS AULAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA É:
|
33%
|
50%
|
12%
|
5%
|
*ATENDIMENTO
PEDAGÓGICO (ATENDIMENTO COM A PEDAGOGA):
|
38%
|
52%
|
8%
|
2%
|
ATUAÇÃO
DO CONSELHO ESCOLAR DE SUA ESCOLA É:
|
36%
|
55%
|
6%
|
3%
|
EM SUA
OPINIÃO A ESCOLA DE SEU FILHO (A) É:
|
44%
|
50%
|
4%
|
2%
|
*RESPONDER ESTES ITENS SOMENTE SE SEU FILHO FOI ENCAMINHADO
ENTREVISTA COM OS PROFESSORES
ASPECTOS A SEREM AVALIADOS
|
EXCELENTE
|
BOM
|
REGULAR
|
RUÍM
|
DESEMPENHO
NO PLANEJAMENTO DAS AULAS
|
36%
|
64%
|
0%
|
0%
|
PARTICIPAÇÃO
NAS REPs
|
48%
|
44%
|
8%
|
0%
|
FORMAÇÃO
CONTINUADA
|
36%
|
55%
|
9%
|
0%
|
UTILIZAÇÃO
DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS
|
21%
|
79%
|
0%
|
0%
|
UTILIZAÇÃO
DE MATERIAIS DIVERSOS
|
24%
|
76%
|
0%
|
0%
|
CONTROLE DA DISCIPLINA DOS ALUNOS
|
36%
|
52%
|
12%
|
0%
|
COMUNICAÇÃO INTERNA
|
35%
|
58%
|
7%
|
0%
|
TRABALHO DIVERSIFICADO COM OS ALUNOS
QUE APRESENTAM DIFICULDADES
|
20%
|
40%
|
40%
|
0%
|
ATENDIMENTO
INDIVIDUAL AOS ALUNOS DE INCLUSÃO
|
11%
|
56%
|
33%
|
0%
|
ASSIDUIDADE
|
84%
|
16%
|
0%
|
0%
|
PONTUALIDADE
|
84%
|
12%
|
4%
|
0%
|
RELACIONAMENTO COM:
|
||||
DIRETORA
|
52%
|
48%
|
0%
|
0%
|
COORDENADORA
PEDAGÓGICA
|
64%
|
36%
|
0%
|
0%
|
ORIENTADORA
EDUCACIONAL
|
44%
|
48%
|
4%
|
4%
|
PEDAGOGA
|
60%
|
40%
|
0%
|
0%
|
AJUDANTES
GERAIS
|
52%
|
48%
|
0%
|
0%
|
MERENDEIRAS
|
60%
|
36%
|
4%
|
0%
|
INSPETORES
DE ALUNOS
|
52%
|
48%
|
0%
|
0%
|
SECRETÁRIA
|
52%
|
48%
|
0%
|
0%
|
ESCRITURÁRIO
|
52%
|
48%
|
0%
|
0%
|
DEMAIS
PROFESSORES
|
52%
|
48%
|
0%
|
0%
|
PAIS
|
28%
|
64%
|
8%
|
0%
|
ENVOLVIMENTO
COM OS PROJETOS DA ESCOLA
|
40%
|
52%
|
8%
|
0%
|
ENVOLVIMENTO
COM OS EVENTOS DA ESCOLA
|
48%
|
44%
|
8%
|
0%
|
PARTICIPAÇÃO
DOS PAIS NAS SUAS REUNIÕES
|
4%
|
61%
|
35%
|
0%
|
CONTRIBUIÇÃO
COM A LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
|
48%
|
52%
|
0%
|
0%
|
ZELO
PELOS MATERIAIS DA ESCOLA (APARELHO DE SOM, DATA SHOW, MESAS EDUCACIONAIS,
JOGOS ETC)
|
68%
|
32%
|
0%
|
0%
|
PARTICIPAÇÃO
E COLABORAÇÃO NAS AULAS DE ED. MUSICAL
|
38%
|
62%
|
0%
|
0%
|
PONTUALIDADE
NAS ENTREGAS DAS DOCUMENTAÇÕES
|
42%
|
50%
|
8%
|
0%
|
PARTICIPAÇÃO
E ATUAÇÃO NOS CONSELHOS ESCOLARES E APM
|
16%
|
84%
|
0%
|
0%
|
ADEQUAÇÃO
DO ESPAÇO FÍSICO
|
26%
|
57%
|
13%
|
4%
|
USO DO
REC NO PLANEJAMENTO DAS AULAS
|
42%
|
33%
|
25%
|
0%
|
USO DAS
MESAS EDUCACIONAIS
|
42%
|
33%
|
25%
|
0%
|
EM SUA
OPINIÃO A ESCOLA É:
|
36%
|
64%
|
0%
|
0%
|
ENTREVISTA COM OS FUNCIONÁRIOS
ASPECTOS A SEREM AVALIADOS
|
EXCELENTE
|
BOM
|
REGULAR
|
RUÍM
|
CONTRIBUIÇÃO NA DISCIPLINA DOS ALUNOS
|
13%
|
62%
|
25%
|
0%
|
COMUNICAÇÃO INTERNA
|
13%
|
62%
|
25%
|
0%
|
APOIO
AOS ALUNOS DE INCLUSÃO
|
13%
|
75%
|
12%
|
0%
|
ASSIDUIDADE
|
75%
|
25%
|
0%
|
0%
|
PONTUALIDADE
|
50%
|
50%
|
0%
|
0%
|
RELACIONAMENTO COM:
|
||||
DIRETORA
|
38%
|
62%
|
0%
|
0%
|
COORDENADORA
PEDAGÓGICA
|
38%
|
62%
|
0%
|
0%
|
ORIENTADORA
EDUCACIONAL
|
25%
|
50%
|
25%
|
0%
|
PEDAGOGA
|
38%
|
62%
|
0%
|
0%
|
AJUDANTES
GERAIS
|
50%
|
50%
|
0%
|
0%
|
MERENDEIRAS
|
50%
|
50%
|
0%
|
0%
|
INSPETORES
DE ALUNOS
|
50%
|
50%
|
0%
|
0%
|
SECRETÁRIA
|
50%
|
50%
|
0%
|
0%
|
ESCRITURÁRIA
|
38%
|
62%
|
0%
|
0%
|
PROFESSORES
|
13%
|
87%
|
0%
|
0%
|
PAIS
|
13%
|
50%
|
37%
|
0%
|
ENVOLVIMENTO
COM OS EVENTOS DA ESCOLA
|
25%
|
63%
|
12%
|
0%
|
AGILIDADE
NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS
|
25%
|
75%
|
0%
|
0%
|
CONTRIBUIÇÃO
COM A LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
|
0%
|
100%
|
0%
|
0%
|
ZELO
PELOS MATERIAIS
DA ESCOLA (APARELHO DE SOM, DATA SHOW, MESAS EDUCACIONAIS, JOGOS PEDAGÓGICOS,
ETC)
|
25%
|
50%
|
25%
|
0%
|
PARTICIPAÇÃO
E ATUAÇÃO NOS CONSELHOS ESCOLARES E APM
|
0%
|
50%
|
50%
|
0%
|
ADEQUAÇÃO
DO ESPAÇO FÍSICO
|
0%
|
63%
|
37%
|
0%
|
EM SUA
OPINIÃO A ESCOLA É:
|
13%
|
87%
|
0%
|
0%
|
Os resultados foram divulgados para toda a comunidade escolar
através do mural informativo da escola e também analisados na reunião de
estudos pedagógicos por toda a equipe.
LEVANTAMENTO POR AMOSTRAGEM-
QUE TIPO DE EDUCAÇÃO SE
ASPIRA PARA A ESCOLA? QUE TIPO DE ESCOLA SE DESEJA?
Aspiramos uma educação de qualidade para todos os nossos educando,
atingindo a todas as necessidades e individualidades de forma eficaz, que nossa
escola seja acolhedora, democrática e inovadora, valorizando as relações
humanas e profissionais, onde permeie os valores essenciais de justiça e
igualdade, formando cidadãos autocríticos preparados para prosseguirem a vida
escolar com todas as metas atingidas, enfrentando e vencendo os desafios
cotidianos.
- QUAIS OS PROBLEMAS
QUE A ESCOLA APRESENTA, QUAIS SÃO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ESCOLA?
POSITIVOS (pontos fortes)
Oferta de materiais pedagógicos e livros paradidáticos.
Escola limpa e organizada
Profissionais solícitos
União de todos os elementos da unidade escolar
Profissionais compromissados com o dever e com a qualidade da
educação
NEGATIVOS (pontos fracos)
Falta de estrutura física adequada para aulas de Recuperação
Paralela.
Desvalorização dos profissionais da educação pela sociedade.
Excesso de licenças saúde de especialistas na área de educação
física e musical.
Falta de interesse e participação de algumas famílias na vida
escolar dos filhos.
Falta de estrutura física adequada, para atendimento da demanda
escolar atendida pela escola e também para projetos.
Móveis adequados para a idade dos alunos menores.
Sobrecarga de serviços dos funcionários e equipe.
Falta de profissional para a sala de recurso.
Inclusão: ausência de profissionais capacitados para apoio às
deficiências específicas e dificuldade de atendimento pedagógico em sala de
aula.
Maior interesse,
participação e envolvimento dos colegiados.
Conclusão:
Após estudo e reflexão
de todos os itens levantados, foram pensado e decidido no coletivo algumas ações
para resolver ou amenizar os problemas (pontos fracos), apontados pelas
pesquisas.
É importante frisar que
foram considerados os itens mais importantes para a realidade da escola nesse
momento e o que não for de governabilidade da escola, a mesma procurará
viabilizar ações junto a SME para resolver as questões abordadas,
proporcionando um ambiente de aprendizagens à todos com qualidade.
Segue abaixo os Planos de Ações:
PLANO DE AÇÃO
DIAGNÓSTICO
|
OBJETIVOS
GERAIS
|
METAS
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
|
CUSTO
|
RESPONSÁVEIS
|
ITENS
PARA AVALIAÇÃO
|
DIFICULDADE
NO CONTROLE
DA
ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS
ED. INF.
E ENS. FUNDAMENTAL.
|
Controlar o fluxo de alunos no
Pátio na entrada e saída.
Garantir a segurança de todos os
alunos.
|
Resolução
do
Problema
até o início de fevereiro de 2012.
Solicitação
de mais um inspetor de alunos
|
Abertura
de um portão
No
prédio da Educação Infantil
Profº
Mário Latorraca.
Rifa da
Cesta da Fartura para angariar
Fundos.
Duração:
cinco meses
|
De
R$800,00
a
R$1000,00
|
Toda a
equipe escolar.
Conselho
de
Escola
Secretaria
Municipal de Educação
|
Será
avaliado todo o processo de organização, execução e finalização das ações
planejadas.
|
DIAGNÓSTICO
|
OBJETIVOS
GERAIS
|
METAS
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
|
CUSTO
|
RESPONSÁVEIS
|
ITENS
PARA AVALIAÇÃO
|
DIFICULDADE
EM TRABALHAR
COM
ALUNOS
COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM
E
INCLUSÃO
|
Garantir
os direitos dos alunos em receber atendimento especializado na sala de
recurso, e em sala de aula (cuidadores e intérpretes).
|
Criar
plano de ação específico para os alunos de
Acordo
com as defasagens
Atendimento
pleno dos alunos inclusos em todas as situações de
Aprendizagem,
Fazendo
valer os seus direitos garantidos por
Lei.
|
Requisição
de profissionais que venham de encontro com as necessidades da escola.
Capacitação
dos professores em seu período de trabalho com cursos específicos.
Duração:
durante
Todo o
ano letivo
|
Escola:
Papel sulfite
Cartucho
para impressão
SME: de
acordo com a contratação de profissionais
Da área.
|
SME
Escola
(equipe gestora, professores, funcionários e famílias)
|
Observação,
registro e avaliação dos alunos durante o processo de aplicação do plano de
ação.
|
DIAGNÓSTICO
|
OBJETIVOS
GERAIS
|
METAS
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
|
CUSTO
|
RESPONSÁVEIS
|
ITENS
PARA AVALIAÇÃO
|
AUSÊNCIA
DA FAMÍLIA NA ESCOLA
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Participação
efetiva da
Família
na
Vida
escolar
Dos
filhos
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Que
todas as
Famílias
acompanhem
E
participem
do
Desenvolvimento
escolar
de seus
filhos:
tarefas
De casa,
garantir
A
presença dos filhos na
Recuperação
Paralela,
participar das
Reuniões
de pais, palestras,
Convites
e convocações.
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Negociar
com a
Equipe
escolar a
Realização
das
Reuniões
de pais
No
período noturno
Oferecer
oficinas
Práticas
e palestras
Com
profissionais
Especialista.
Duração:
durante todo o ano letivo
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Café
Biscoitos
Papel
Sulfite
Cartucho
para
Impressão
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Toda a
equipe
Escolar
Conselho
de
escola
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Registro
Lista de
presença nas
Reuniões
Auto-avaliação
dos pais
Auto-
Avaliação
da
escola
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DIAGNÓSTICO
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OBJETIVOS
GERAIS
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METAS
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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AÇÕES
MÉTODOS/DURAÇÃO
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CUSTO
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RESPONSÁVEIS
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ITENS
PARA AVALIAÇÃO
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FALTA DE
COMPROMISSO DOS ALUNOS COM AS TAREFAS E RECUPERAÇÃO PARALELA
(muitas
faltas)
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Conscientização
Das
famílias e
Dos
alunos sobre a importância
Da
freqüência às aulas de
De
Recuperação
Paralela.
Envolvimento
e
Responsabilidade
Com as
tarefas
escolares
|
Que
todos os
Alunos
realizem as
Tarefas
propostas pelos professores em sala e para casa
Que
todos os
Alunos
encaminhados
Para a
Recuperação
Tenham
freqüência
Assídua
às
aulas
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Acompanhamento
Da
freqüência pelo orientador educacional e professores
Comunicação
com os pais através de atendimentos individualizados sobre a condição escolar
do aluno
Acompanhamento
e controle diário das
Tarefas
pelo profº
Parcerias
com as famílias
Duração:
durante o ano letivo
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Sulfite
tinta
|
Equipe
gestora
Professores
Pais de
alunos
|
Freqüência
às aulas
Registros
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É sempre bom pensarmos juntos o que é melhor para nossa escola, principalmente se tratando de um documento tão importante como o PPP. Que bom contemplar que a participação coletiva tem aumentado, juntamente com o compromisso e a responsabilidade.
ResponderExcluirEste relatório mostra a construção passo a passo do PPP iniciada no segundo semestre de 2011. Foram vários encontros, muita discussão e reflexão num maravilhoso trabalho coletivo onde foram tratados vários temas relevantes e importantes para o desenvolvimento global de nossa escola.
ResponderExcluirA equipe é bastante unida, comprometida e estamos sempre dispostos a apoiar qualquer iniciativa inovadora que pretenda auxiliar o trabalho e também o crescimento de NOSSA ESCOLA.
Parabéns a todos nós, envolvidos neste processo democrático!
Professores: Darilma, Fabiana, Adriana, Michelle,Luciane, Raquel, Dulce e Thiago.
Não basta caminhar, é necessário saber para onde ir. Unidos por um mesmo objetivo, somos capazes de ampliar os horizontes, trilhar caminhos e sermos condutores dessa busca incansável... EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
ResponderExcluirProfessoras: Rosângela, Angélica, Angelina, Raquel, Thalita, Kamila.
Construir um projeto juntos ,nos dá maior visão de onde estamos e onde queremos e podemos chegar.Refletir observando o olhar de todos os envolvidos, nos dá mais possibilidades de trabalho e de efetivas ações que promovam o sucesso dos alunos de nossa escola.Daí a importância do PPP, para guiar e orientar nosso passo a passo nesta caminhada.
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